Forums

Articles
Create
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como colocar em produção uma historia concluída no sprint

Veronica da Cunha Diniz April 22, 2019

Preciso dar seguimento após homologação. Onde posso usar no painel Scrum esse acompanhamento ou fila

1 answer

0 votes
Petter Gonçalves
Atlassian Team
Atlassian Team members are employees working across the company in a wide variety of roles.
April 23, 2019

Olá verônica.

O painél Scrum disponibilizado pelo JIRA trabalha com colunas em 3 tipos de categorias:

- To Do: A primeira coluna do Painel

- In Progress: Todas as colunas entre a primeira coluna e a última

- Done: A última coluna

Dito isto, gostaria de entender qual seria o último status (Done) que você definiu para a sua história. Seria o de produção?

Caso a história ainda tenha procedimentos a serem realizados e mensurados durante a produção da mesma, você manter o status de "Produção" em uma coluna anterior a última, assim a história será considerada como não resolvida e você continuará podendo mensurar ela na Sprint.

Caso eu não tenha sido claro, por favor nos dê mais detalhes do seu cenário atual para que possamos providenciar uma sugestão mais objetiva.

Veronica da Cunha Diniz April 24, 2019

Sim, você foi claro. A solução é boa, mas como o Sprint tem prazo, muitas vezes colocar numa coluna (in progress) como produção pode levar ao retorno do backlog.  Muitas vezes a história já foi concluída em testes e está pronta, só aguardando o cliente sinalizar p implantar.

Pensei no release, mas esse caso que perguntei não é. Além disso, o recurso do release pra nova geração do Jira ainda não foi liberado né?

A intenção é esperar o cliente confirmar quando podemos implantar uma história que já está testada e homologada, e isso nem sempre se encaixa no período do Sprint. 

Também estou testando uma possibilidade....abrir um quadro no Kanban, fazer link c as histórias (done) de diversos projetos em novas histórias, centralizando num projetoProdução. Talvez isso resolva. Estou experimentando.

O que desejo é monitorar as histórias (done)=homologadas e testadas, que estão aguardando ir para o cliente e serem implantadas, sem a margem de tempo como é no Sprint, já que dependo do fator externo=cliente autorizar.

Será que consegui explicar?

Obrigada!!!

Petter Gonçalves
Atlassian Team
Atlassian Team members are employees working across the company in a wide variety of roles.
April 30, 2019

Olá Veronica,

Desculpe a demora para dar um retorno e muito obrigado pela explicação detalhada do seu cenário.

Realmente, o release ainda não foi implementado para projetos na nova geração.

Dito isto, acredito que a melhor opção seria a de criar novas histórias e linkar com as histórias já resolvidas na sua Sprint, como você mencionou.

A minha única sugestão seria para usar um tipo diferente de item (tarefa, por exemplo) para diferenciar melhor o que a tarefa de monitoramento irá fazer e ter a possibilidade de configurar layouts(Campos) diferentes para ambas, visto que terão funções diferentes.

Por favor, nos diga se você conseguiu implementar essa opção com sucesso.

Like Veronica da Cunha Diniz likes this
Veronica da Cunha Diniz May 2, 2019

Sim, a tarefa só tem as letras iniciais iguais para facilitar a associação. A questão é que acaba ficando uma repetição manual para criar link depois. 

Outra ideia é usar o workflow, mas eu não sei como ativar nem qual escolher.

Pode me sugerir por favor?

Preciso informar ao administrador p que ative lá. Esse recurso está free? Ou preciso ir no marketplace escolher um dos disponíveis?

Obrigada.

Petter Gonçalves
Atlassian Team
May 3, 2019

Olá Veronica,

Na verdade, os workflows são nativos no JIRA para projetos clássicos e não next-gen.

Além disso, os workflows não tem uma post function que possa realizar automaticamente a criação de uma issue relativa a que foi fechada, a não ser que seja através de algum plugin pago (JIRA MISC workflows, por exemplo).

Dito isto, a sua melhor e mais simples opção para automatizar o processo de criação das histórias linkadas depois da conclusão da história inicial seria utilizar o plugin Automation for JIRA.

Este plugin disponibiliza 300 execuções por mês sem nenhum custo, então você só irá ter de pagar caso exceda essa quantia de issues resolvidas por mês.

Segue a regra simples que você pode criar com o plugin para automatizar o processo:

Screen Shot 2019-05-03 at 10.52.03.png

Por favor, nos informe se essa opção é válida para o seu time.

Veronica da Cunha Diniz May 13, 2019

É válida sim. Estou aqui experimentando. Já criei a regra, mas agora como aplicá-la?

rule1.jpg

Petter Gonçalves
Atlassian Team
May 13, 2019

Olá Veronica,

A sua regra parece estar corretamente ativada. A mesma nõ esta funcionando quando você transiciona a Story?

Por favor, verifique no log details da automação se alguma informação é retornada.

Like Veronica da Cunha Diniz likes this

Vou ver no log e te darei retorno. Obrigada.

Na regra eu informo que a palavra "versao" ou "implant" deve estar na descrição para que a regra se cumpra (=clonar story para outro projeto quando status = concluído). Eu criei em all rules, depois não sei onde aplicar.

Não entendo onde posso configurar para replicar nos projetos novos ou antigos. Será que preciso abrir configurações do projeto(origem e destino) e aplicar a regra?

Tatiana Martins Antunes Viana
I'm New Here
I'm New Here
Those new to the Atlassian Community have posted less than three times. Give them a warm welcome!
October 13, 2021

Hello Petter,

The plugin Automation for Jira don't active. Can you help me, please?

Suggest an answer

Log in or Sign up to answer
TAGS
AUG Leaders

Atlassian Community Events